Posted on

Parques, praças, academias e quadras esportivas começaram a ter obras do Programa Praça Viva, lançado em abril. Obras de revitalização de áreas públicas começaram semana passada em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis anunciou na segunda-feira (21) que iniciou as obras de revitalização de praças do programa Praça Viva, lançado em abril deste ano. Serão 180 praças revitalizadas. Até esta terça-feira (22), ao menos dez praças da cidade já estavam em obras.

Serão revitalizadas 180 praças, parques, quadras de esportes e academias de ginástica. O investimento total é de R$ 14.861.429,24, quase R$ 2, 5 milhões a menos do que anunciado em abril. Isso por conta da licitação, quando as empresas apresentaram o menor preço.

“Depois que lançamos o programa, fizemos um levantamento minucioso de quantas praças a cidade tem – pois não existia, fizemos os projetos de cada praça, as adaptações e a licitação”, justificou o Valter Gallina, secretário Municipal de Infraestrutura sobre a sobras iniciarem seis meses após o lançamento.

Segundo ele, o prazo de conclusão das obras é de 1 ano a partir da assinatura dos contratos, o que ocorreu semana passada. “Queremos deixar 40 praças prontas até o Natal e no aniversário de Florianópolis, em 23 de março, estar com 80% das obras concluídas. Nenhuma praça vai deixar de ser revitalizada até o primeiro semestre do ano que vem”

Três empreiteiras devem realizar as obras simultaneamente em pelo menos três praças por vez em cinco lotes. Uma delas ficou responsável pela região Norte e Sul da Ilha; outra pela região Central e Leste de Florianópolis e a terceira empresa cuidará das obras da região Continental.

Obras

Entre as obras está a recuperação dos passeios e calçadas, além do paisagismo nas praças, cercas e padronização nos parques infantis, manutenção das academias ao ar livre, instalação de bicicletários, mesas e bancos, poda de árvores e limpezas das áreas.

As quadras de esporte devem ter revitalização dos campos e demais áreas, incluindo as traves e tabelas de basquetes, além das telas de proteção desses locais. Serão construídas também mini pistas de skate com cerca de 80 metros quadrados em cada região da cidade. A lista com todos os locais que serão revitalizados está disponível no site da prefeitura.